quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Carro movido à AR, e carro à Hidrogênio!

Diante dos problemas que temos nas grandes cidades com congestionamento e o consumo de combustíveis fósseis por nossos automóveis, poucas pessoas sabem, mas faz tempo que temos várias outras alternativas de carros que não foram pra frente, ou andam mais devagar que uma lesma.

Há interesses corporativos, políticos e do grande capital para que essas alternativas ambientais não tomem corpo, portanto vemos essa morosidade em diversos projetos viáveis e imensamente superiores aos convencionais de diesel, gasolina, gás natural, que quando queimados, soltam gases tóxicos para nossa saúde, além de deixar a atmosfera com gases que absorvem mais calor, e isso, é uma das causas do efeito estufa.

O carro movido à Hidrogênio por exemplo, é uma alternativa, com a vantagem do escapamento não lançar gases tóxicos, apenas vapor d'agua, uma maravilha! Abaixo um modelo de carro à hidrogênio da BMW, o BMW hydrogen 7. A empresa distribuiu alguns modelos deste carro para algumas personalidades para provar que é viável, mostrando também os benefícios do seu uso, porém, ainda não é comercializado praticamente, porque é fabricado muito pouco. Vale lembrar que é muito custoso o desenvolvimento e viabilidade da tecnologia do hidrogênio, deixando ele mais difícil de propagar do que o carro à Ar e Elétrico. Talvez em larga escala e com melhorias possa se consolidar.

Veja um vídeo pra você entender como funciona o carro à Hidrogênio.



Outro exemplo é o carro movido à ar, é isso mesmo, AR!
Ele funciona com o ar comprimido que sai e movimenta um pistão girando um motor. E o melhor, só sai no escapamento ar também, e gelado, porque ele sai expandido. Um congestionamento seria até agradavel se todos carros fossem movidos à AR. Abaixo, um vídeo para você entender com mais detalhes como funciona.



Na índia, já existe a produção dos carros movidos à AR pela empresa TATA motors, e já são comercializados. É a vantagem que um país com tecnologia e independência, com menos submissão às ditaduras de mercado desse capitalismo ferrenho pode fazer. Infelizmente essas tecnologias existem há bastante tempo e agora começam a arrumar espaço. Abaixo uma imagem de alguns carros movidos à AR pela empresa indiana.



Também existe o carro elétrico, e esse é tema do próximo post.

Pois é, alternativas existem, mas elas foram encobertadas por bem ou por mal, para não chegar ao nosso alcance. Nós consumidores, que só balançamos a cabeça dizendo sim pra tudo que o mercado nos dita, ficamos sem alternativa, mas isso acabou.

Os carros movidos à combustível fóssil estão com os dias contados, mesmo agente assistindo bombardeios de comerciais de carros todos os dias, não tem jeito, o futuro já começou, e hoje, estamos vivendo o passado, pois estamos ultrapassados. Pense nisso!

Um comentário:

  1. Obrigado. Seu texto e o vídeo sobre carro a AR ajudaram-me bastante em meu trabalho sobre tecnologias para o futuro. Muito legal!

    ResponderExcluir