quinta-feira, 19 de agosto de 2010

EcoHipocrisia, está por todos os lados!

Em todos os meios de comunicação, vemos anúncios, reportagens, citações de práticas ambientais, ou ideologias ambientais, que são sem dúvida, um grande papo furado.

O marketing verde, ao ser descoberto pelas empresas, tornou-se um alvo almejado rotineiramente e à qualquer custo. Diante disso, vemos hoje tudo verde. Todo produto é verde, toda loja é verde, toda empresa é verde, e isso não é verdade.

Isso porquê não dá pra mensurar este "verde" citado em todo lugar. Verde pode ser um reaproveitamento da água da chuva pra descarga do vaso sanitário e PRONTO! A empresa já fala que é verde. Ou então um reaproveitamento insignificante de um determinado resíduo numa linha de montagem, e o produto já torna-se "VERDE" pelo fabricante.

Vamos ficar atentos e não deixar isso se multiplicar da maneira que está. Ao comprar um produto ou usufruir um serviço de alguma empresa, tente conferir se realmente o que ela fala, condiz com a realidade e com a eficiência ambiental, é difícil, mas só nós clientes temos esse papel transformador.

A EcoHipocrisia também se vê nas pessoas, quantos profissionais da área como biólogos, engenheiros ambientais, professores, técnicos ambientais, gestores e analistas ambientais, tão sempre apontando o dedo na cara dos outros, criticando diversas atitudes, mas não trocam seu carro movido à gasolina por uma bicicleta nunca. Jogam lixo no chão, compram produtos ilegais e ainda tem um bicho de estimação em casa que deveria estar na natureza.

É triste, mas esta é a EcoHipocrisia, está por todos os lados, virou moda. Seja verdadeiro, seja diferente, seja ambiental! Não só da boca pra fora, não dá pra ser 100% ambiental, mas os ECOHIPÓCRITAS passam dos limites!

Nenhum comentário:

Postar um comentário