quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Já ouviu falar em 3R? Reduzir, Reutilizar, Reciclar!

É um termo usado na educação ambiental, de muita importância para nós entendermos qual o nosso real papel na possibilidade em diminuir os impactos ambientais. Os 3 R's baseiam-se praticamente em perguntas para nossos hábitos. Exemplificando, se eu consumo um produto, faço uma pergunta: É possível eu reduzir a utilização desse produto? Será que eu preciso realmente consumir ou comprar isso tudo? É realmente necessário?

Essa pergunta se for feita para nossos atos rotineiramente, evita o uso excessivo, e toda vez que houver menos consumo, há menos exploração do meio ambiente, pois todo produto tem uma linha de vida onde há vários insumos e recursos necessários para serem produzidos. Portanto, faça essa pergunta pra você: É possível reduzir? Espero que avalie bem e responda sim, sempre que possível, não é ser mesquinho, nem mão-de-vaca, mas é ser ambiental!


O segundo 'R', vem de reutilizar as coisas. Reutilizando estamos deixando de pegar algo novo, portanto estamos contribuindo para usar o que já está em nosso planeta, diminuindo a pressão na fabricação de novos que irão consumir recursos ambientais.

O terceiro, que já é a última etapa possível de nossos atos, é a reciclagem. Onde ajudamos na linha de vida de um produto, ao invés de ele consumir a totalidade de recursos naturais, utiliza-se os reciclados para sua fabricação, diminuindo a pressão na exploração. A matéria que era resíduo, simplesmente volta a se tornar insumo com a mesma, ou parecida finalidade. Portanto pratique os 3 R's.

A terra ocupa um espaço limitado, apesar de parecer grande demais, ela é dinâmica e se torna pequena muitas vezes. O desequilíbrio em um lado, afeta outro, e temos que nos preocupar com ações e não discursos.


Toda matéria provém da transformação de outra, como diz Lavoisier: "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma".

Parando pra pensar nisso, exploramos o planeta extraíndo recursos naturais e os transformamos em produtos, que após ser consumido, vira resíduo, muitas vezes lixo que chega a um ponto que não tem mais utilização. Portanto, estamos transformando cenários e o planeta em resíduo. Além do que, nós somos seres que se alimentamos da terra e de seres que se alimentam da terra.

Há tempos atrás eramos 2 bilhões de habitantes no mundo, hoje somos mais de 6 bilhões de pessoas. Pessoas que são fruto de transformação da matéria que existe no planeta, ou seja, o planeta está inchado, é mais matéria, que antes era recurso do planeta, e a velocidade e filosofia do consumo atropela o mais sábio dos rítmos, o da NATUREZA.

Precisamo reavaliar tudo e aproveitar todos os recursos de maneira consciente. Pratique os 3 R's, e passe essa idéia à frente!




Curta a página do blog Verde Filosofia também no facebook :)

http://facebook.com/MelMascavo

Conheça a mais nova marca de roupas de algodão. Ecológicas, confortáveis, 100%brasileiras! Uma alternativa que pensa no meio ambiente. Inauguração em junho com loja virtual.

Um comentário:

  1. Parabéns Nario pelo Blog é com essas e tantas outras inicitivas que construiremos um mundo melhor para nossos filhos,netos e Futuras gerações...
    Profº Welington - Circuito escola

    ResponderExcluir