segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Telhado verde, grama no telhado? Sim!

O Sol tá trincando naquele dia que você acha que pode ir pra praia descalço, porém a cada semáforo atravessado você corre pra grama, difícil né?! A sola do pé muitas vezes não aguenta o asfalto que de tão quente, é até deformado por ônibus pesados e caminhões. E assim vivemos nas cidades, uma selva de pedra que ao receber a luz do Sol, ela ferve, mas a grama e o verde não né? Interessante!


O concreto, asfalto e outros pisos modificados pelo homem, simplesmente tampa todo o solo, trazendo a impermeabilização, que agente sente quando as enchentes aparecem, e claro também absorve o calor não fazendo nada com ele, deixando o local inviável para qualquer ser, para nós que nos incomodamos, até uma inocente formiga, que chega praticamente a secar numa situação dessas. Já na grama ou no verde, essa energia solar é transformada em vida, fotossíntese, maravilha da natureza, e o verde cresce, se desenvolve transformando isso em vida, fantástico.

O aquecimento global baseado no aumento de gases que absorvem mais o calor na atmosfera, também envolve os grandes centros urbanos, ilhas de calor, e ao nosso sábio planejamento ambiental de construções, que muitas vezes lá pelas 9 horas da noite, você põe a mão na parede e ela ainda está quente, o planeta está fervendo.


Uma alternativa para menor absorção desse calor aliviando um poco o aumento de temperatura, é o telhado verde. Nada mais é do que, ao invés de telhas de barro, lajes de concreto, ou telhas de amianto que absorvem demais o calor. Coloca-se uma leve camada de módulos, uma espécie de xaxim artificial com um sistema de escoamento para água da chuva, existe uma preocupação de ficar leve para não pesar no telhado essa água absorvida, e um gramado simples e brando, resumidamente é assim.

Já existem algumas empresas que fazem toda essa transformação e procurando na internet por "telhado verde" você acha facilmente. O metro quadrado do telhado verde para implantar custa aproximadamente R$120,00. Além da vantagem de não passar o calor pra dentro da casa, os telhados verdes tornam o ar mais úmido onde são instalados por absorver a umidade.


Essa idéia é brilhante, junta o útil ao agradável, tanto a beleza que fica a residência, quanto a preocupação com os problemas ambientais.

Deixe seu comentário! Até mais!

Clique aqui e curta a página do blog Verde Filosofia também no facebook :)

2 comentários: