terça-feira, 14 de setembro de 2010

Desperdício é sinal de bom atendimento

Depois de observar por muito tempo o comportamento das pessoas em restaurantes, lojas e lanchonetes, cheguei a conclusão que nossa cultura consumista extrapola um pouco os limites do bom senso na questão que envolve o atendimento, tendo como culpado o atendente e o atendido.

Isso ocorre e você pode fazer um experimento na hora que for almoçar por exemplo, provavelmente quando você pedir uma bebida em lata ou garrafa, o garçom já vai trazer pra você um copo plástico, que na verdade aí começa o problema, normalmente trazem dois copos, ou até três, como se trazer copos à mais é um sinal de bom atendimento. Pois bem, faça de conta que usou o copo, tendo em vista que pessoas que sentam à mesa com você estarão usando, então peça um (1) copo ao garçom, ele trará 2. Fato!

Culpa de quem? Do atendido, claro! Que parece que só porquê está pagando tem que pegar o máximo de palito de dente, canudo, guardanapo, e copos plásticos. Então o garçom que quer mostrar boa serventia e sabendo inconscientemente desse desejo consumista e de sobrar pra mostrar boa serventia, raramente lhe leva um copo só, leva dois. Quantas milhões de pessoas almoçam diariamente no Brasil em restaurantes? Quantos milhões de copos plásticos estamos disperdiçando com essa cultura pré-histórica?

Bom, comece por você, muitas vezes garrafas individuais não precisam de copo para beber, beba direto da garrafa, ou vai se preocupar com etiqueta agora? O objetivo é se alimentar ou fazer pose?

Ahhhh mas a garrafa às vezes é suja? Negativooo
Garrafas PET individuais fechadas muito acima do envólucro podem ser bebidas direto sim, as garrafas de vidro com tampa de metal que são mais complicadas, porém o fato de você despejar o líquido com ela até o copo, já faz o líquido passar pelo gargalo e pegar as prováveis bactérias que estavam no gargalo pelo qual você temia. Portanto, pegue um guardanapo, limpe e beba direto. Além do que, o copo plástico foi tirado como dos outros copos plásticos? Pela mão do garçom! Que ajeitou cadeiras, varreu o restaurante, carregou caixas e pegou seu copo pela boca, dá na mesma rsrs... Enfim, pense ambientalmente, mude essa cultura.

Evite o uso demasiado de copos plásticos, canudos, guardanapos e ao sair de lojas e mercados, use o menos possível de sacolas plásticas. Você pode fazer a diferença!

Nenhum comentário:

Postar um comentário