quarta-feira, 17 de novembro de 2010

A água vai acabar?! Tire suas conclusões...

Talvez você que esteja aí sentado no seu sofá, indo até o filtro sabendo que vai ter um copo d'agua, que vem da rede de abastecimento, ou indo até o mercado comprar um galão e fazer uso dessa água para matar a sede, você tem que ter ciência que essa água está lá a sua disposição porquê alguém fez com que ela chegasse à você. Partindo desse princípio é facil imaginar que há locais no mundo que o abastecimento não funciona, e/ou as fontes de água cessaram, e/ou foram contaminadas, ou simplesmente não dão conta de abastecer a todos.

Hoje vivemos assim, com o aumento demográfico e os problemas de abastecimento e logística dos insumos necessários a nossa sobrevivência, aparecem as crises, que são apenas sinais de um futuro caos, e a água, vai acabar?

Fotos recebidas por e-mail, pelo nome pesquisei e são provavelmente desse site e livro: Blue Planet Run

A água de qualidade sim, vai acabar, está diminuindo cada vez mais! Mas há quem diga que sempre chove e que a água sempre cai do céu, concordo! Mas essa água da chuva é limpa? Não, se um dia ela foi, hoje não é mais, visto os poluentes na atmosfera e diversos particulados que formam chuva ácida e tornam praticamente inviável o consumo imediato dessa água sem tratamento. Então, pra mim isso é o fim, realmente a água pode acabar, a água de qualidade para nossa sobrevivência. Eu não sei o que as autoridades e governos mundiais pensam a respeito, a impressão que dá, é que eles acham que sempre vai haver uma solução mágica para os problemas, e as sujeiras pra debaixo do tapete nunca aparecerão, ou então eles acham que viraremos mutantes consumidores de água com partículas tóxicas e iremos metabolizar isso tudo, só pode!

E as águas dos rios e mananciais? Bom, essa eu nem preciso comentar muito porque todos devem ver que cada vez mais, as construções próximo à rios tirando a mata ciliar (mata que fica na encosta do rio, deixando em funcionamento equilibrado o ecossistema) está cada vez menor, sem contar rios que são contaminados na nascente, rios que recebem cargas poluentes de indústrias, enfim, também podemos dizer que este tipo de oferta de água pode acabar.

Resumindo, deu pra perceber que a água pode acabar ou não? A água de qualidade e a água suficiente pra abastecer a todos? Mas é óbvio que água qualquer por água qualquer nunca vai acabar.

Fotos recebidas por e-mail, pelo nome pesquisei e são provavelmente desse site e livro: Blue Planet Run
Nessa foto: Dois Sudaneses bebem água dos pântanos, com tubos plásticos, especialmente concebidos para este fim, com filtro para filtrar as larvas flutuantes, responsáveis pela enfermidade da lombriga da Guiné. O programa distribuiu milhões de tubos e já conseguiu reduzir em 70% esta enfermidade debilitante. (Blue Planet Run)

Há alguns sujeitos desinformados que ainda continuarão lavando o carro na calçada gastando litros de água, ou pessoas que lavam a faixada da sua casa com mania de limpeza, vou deixar o meu recado: Limpe sua mente dessa cultura velha do desperdício, a cultura nova é do reaproveitamento! Abundância não é sinal de riqueza, hoje é sinal de falta de comprometimento para viver em harmonia com o próximo que precisa da sobra do seu exagero!

Pois é, em alguns lugares do mundo a água praticamente já acabou, recebi essas fotos por e-mail e foi o motivo desse meu post, fica a reflexão para nós, ainda dá tempo de salvar esse planeta azul, é só você querer, juntos somos fortes, mesmo que em utopia, melhor do que numa falsa realidade!


Curta a página do blog Verde Filosofia também no facebook :)

2 comentários: