domingo, 28 de novembro de 2010

É fácil botar a culpa nos outros!

O planeta vem sofrendo mudanças significativas e muitas vezes irreversíveis nos aspectos ambientais, principalmente nas últimas décadas de maneira acelerada seguindo o rítmo do capitalismo brutal onde a regra é consumir, e as estatísticas que eles adoram são números de crescimento da economia que é proporcional a exploração dos recursos desse globo.

Tudo isso não deixa tempo pra reestruturação natural, da coisa ser chamada de 'sustentável', e diante disso, virou moda colocar a culpa nos outros como se cada um que criticasse fossem os anjinhos da vivência em harmonia na natureza, esquecendo que a sinergia das coisas é o que reflete esta realidade, e resumidamente, a culpa é de todos.

Assim como todo mundo critica a China por serem muito poluidores, terem 75% apoximadamente de sua matriz energética sendo o carvão, não respeitarem o meio ambiente como deveriam, a Europa critica o Brasil com suas queimadas, apontando o dedo na nossa cara falando que nós não sabemos cuidar da floresta. Que nós cuidamos mal das florestas, isso não é novidade, porém, as queimadas, tráfico de animais, madeiras nobres, abastecem quais mercados? Além dos hípócritas brasileiros, abastece o dos críticos, europeus.

A carne do gado criado aqui, que vive num pasto que antes era floresta, está abastecendo quem? A Europa, e outros lugares do mundo, ou seja, a demanda vem daonde? Pra depois ficar apontando o dedo dizendo: Vocês estão errados!!!!

Errado é quem fica se achando o exemplo ambiental, desde o ambientalista hipócrita que não larga nunca o carro e a moto trocando pela bicicleta por exemplo, e fica fazendo protesto radical em tudo quanto é canto, é só falácia, só da boca pra fora, medíocres!

E se você olhar na sua casa agora, vai encontrar produtos chineses que poluiram por lá, que contaminaram pessoas por lá, mas ta aí na sua casa o produto bonitinho né?! Pense nisso! A demanda é sua, você patrocina isso tudo!

Agora se você pegar a cadeia produtiva desses produtos, verá que ele causou danos ambientais e sociais em diversos lugares diferentes, fruto da sua demanda. Portanto, antes de falar mal de um local que explora o meio ambiente, ou criticar a situação de alguns trabalhadores, veja se o preço final do produto não é barato pelo fato de o trabalhador e o meio ambiente estar sendo explorados covardemente.

Todos nós somos culpados, estamos tudo junto e misturado, mas não percebemos isso, continuamos no nosso comodismo rotineiro, consumindo de qualquer jeito sem preocupação alguma com o social e ambiental, apenas o bolso é que importa. Ou você vai comprar um produto de madeira reflorestada pagando por exemplo 40% a mais no preço? Ou você vai comprar um produto 'não-chinês', sendo que o chinês é 2x mais barato? Provavelmente não, né?! Então pronto, todos nós somos culpados!

Um comentário:

  1. E parece que ninguém tá afim de mudar!!! Tomara que as pessoas acordem para a realidade irrefutável...
    http://forumverde.queroumforum.com/index.php

    ResponderExcluir