sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Vivemos respirando veneno dentro dos carros e ônibus

Esse post é uma denúncia do quanto estamos relapsos com nossa saúde respiratória.
Começando pelo carro de passeio, onde uma alma iluminada diz: Liga o ar condicionado!
Então o ar é ligado e outra alma iluminada diz: Não deixa entrar o ar de fora, deixa pra circular aqui dentro pra não perder o frescor do ar!

Pois bem, acabou-se de ser decretado a respiração viciosa, onde o ar do carro vai circular dentro dele sem praticamente nenhuma fonte significativa de entrada de ar. E todos sabemos que o ar é composto por 21% de oxigênio, e a cada respirada nós vamos consumindo esse oxigênio, a ponto de se não haver alimentação de ar, essa porcentagem de oxigênio vai caindo, isso não impede de respirar, porém sentiremos zonzeira, dor de cabeça e mal estar pela falta de oxigênio normal. Sabe-se também que o ser humano tem variação de resistência no limite de oxigênio pra não desmaiar, mas em média, 16% de oxigênio numa atmosfera é o limiar do bem estar e dos prováveis desmaios, portanto, de vez em quando abra a janela do seu carro pra renovar esse ar, além do que, 4 pessoas, ou 5, mesmo que seja 2 ou 3, respirando fechado e uma delas estando gripada ou com alguma doença de transmissão respiratória, com certeza a exposição das outras pessoas será maior do que se houvesse entrada de ar externa. Enfim, na boa?! rs Esqueça o ar condicionado e pegue um pouco de ar natural, mas se ligar, deixe entrando de fora o ar, ou renove.

Segundo ponto, você vai fazer uma viagem e vai comprar passagens de ônibus, então no guichê você pergunta: O ônibus tem ar condicionado? Então a moça diz: Com ar condicionado é 5 reais mais caro.. E aí você acaba pagando 5 reais mais caro pra se envenenar!

Sabe por quê?

Gostaria de ser respondido nas seguintes perguntas?

1º A maioria desses ônibus mal são lavados? higienizados assentos? varrido? tirado poeira e etc? Digo quase e praticamente todos, de todas companhias de viação;
2º O ar condicionado desses ônibus tem higienização? Troca de filtro? Sistema de qualidade de garantia? Alguém te informa como funciona? Mesmo porque parece uma coisa automática, mas isso é seríssimo!
3º Da mesma maneira que no carro, você vai ficar algumas horas respirando um ar viciado, no busão são mais de 40 e poucas pessoas que podem estar exalando doenças respiratórias e você nem saber, ou seja;

No final das contas, o ônibus sem ar-condicionado é muito mais saudável, agora se você acha que comodidade é ficar num ar condicionado empoeirado e cheio de bafo, vai na fé...

Esse post serve de constatação da situação dos ônibus de viagem, e dos nossos hábitos nos carros de passeio. Concorda?

Se você que leu isso , tem algo a acrescentar, deixe seu comentário!

Só pra finazlizar: É raro ver alguém viajar horas num busão e depois estar super disposta pra fazer tudo! Geralmente a pessoa tá preguiçosa, lenta, cansada.... Será coincidência ou ar de péssima qualidade?

Fica a dica!
:)

Nenhum comentário:

Postar um comentário