terça-feira, 10 de abril de 2012

Documentário: "ENTRE RIOS" (História da Cidade de São Paulo)

Este documentário chamado "ENTRE RIOS" mostra como a cidade de São Paulo foi construída, e ambientalmente falando, uma sucessão de fracassos em virtude das mudanças forçadas do ambiente urbano, reflete até hoje na hora das chuvas.
Uma região de chuva tem que ter escoamento, infiltração no sólo, e acima de tudo, vegetação, coisa que pouco vemos hoje além de concreto. Os rios foram canalisados, redesenhados, enterrados, os animais afastados, a cidade transformada. E as tragédias estão na nossa cara. O que fazer por São Paulo? Mais áreas verdes é essencial, mais infiltração do sólo também, mas acima de tudo aprender, porque tem coisa que não dá mais pra fazer, simplesmente aprender, aprender com os próximos atos.

Aprender que no projeto de qualquer cidade, tem que se respeitar os rios e suas margens, as matas, os animais e seus espaços, de maneira sustentável ou equilibrada, e se não for possível, entender que não é possível, não fazer transformações forçadas porque isso um dia sempre volta.

Se preocupar com o abastecimento e com o esgoto também é essencial. Agora, se não aprendermos, continuaremos fazendo tudo na velocidade do capital, com interesses mercantilistas esquecendo os interesses ambientais de todos seres vivos, estaremos como estamos atualmente, condenados ao fracasso. Taí um belo exemplo de como o ser humano cresce e se desenvolve sem pensar nas questões básicas da natureza. Por quê será que sempre tem enchentes nas cidades heim? Será que é por causa das transformações que fazemos e das modificações danosas para nós mesmos? À custo de quê? Parece irônico né?! Mas é pura realidade!
O ser humano cometeu e comete um grande crime. Reprime, muda, transforma a natureza, e isso é a uma coisa que ele não tem domínio e nunca poderia ter feito dessa maneira, ultrapassando limites.



Curta a página do blog Verde Filosofia também no facebook :)

http://facebook.com/MelMascavo

Conheça a mais nova marca de roupas de algodão. Ecológicas, confortáveis, 100%brasileiras! Uma alternativa que pensa no meio ambiente. Inauguração em junho com loja virtual.

Um comentário: