sexta-feira, 6 de abril de 2012

O cuidado com o exagero no eco-consumismo

Sim, hoje com o planeta sofrendo um monte de problemas terríveis, o que não falta são os produtos verdes e o eco-consumismo inundando os anúncios, nos deixando mais tranquilos quanto nossa culpa para com as adversidades que o planeta sofre. 

Mas isto muitas vezes é uma grande enganação, pois todo processo produtivo demanda energia, matéria-prima, recursos naturais, embora seja verde ou otimizado, demandará recursos do mesmo jeito. Uns ainda não repararam isso e compram além da conta só porque tal produto é verde, ou seja, não vai ajudar muito o meio ambiente pois estará praticando o consumismo que é a grande raíz dos problemas, tem produtos que colocam porcentagens do seu processo produtivo como sustentáveis, 10%, 20% e matéria prima sustentável e já generalizam dizendo que é verde, fique atento a isto.

Sobre devastação, impactos ambientais e etc.. para combater isso, só de um jeito, reduzindo o consumo e reutilizando as coisas, sendo verdes ou não. É óbvio que o esforço em otimizar e tornar produtos verdes é interessante, mas temos que tomar cuidado pra nao dar um tiro no próprio pé e consumir além da conta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário