sábado, 15 de agosto de 2015

A insustentável tarefa de comer carne e alimentos cheios de agrotóxicos

Este é mais um daqueles posts que já começam polemizando e criando confronto entre vegetarianos, veganos, os que comem carne, os que comem orgânicos ou que não ligam pra agrotóxicos e enfim, toda uma confusão que embasada por diversos pontos, cria-se uma complexidade e grandiosidade de informações que hoje temos ao nosso alcance. E quando temos a informação, só não evoluímos porque não queremos.

Este post poderia ser imenso, com diversos números e gráficos, mas pra ficar didático, "direto e reto", assim serei.

Pra começo de conversa, ninguem deve se culpar, se punir porque ainda não adotou uma alimentação melhor, pois sabemos que nascemos e crescemos em uma cultura que nos engole, e então você tá tão inserido que as vezes pra mudar seus hábitos pra melhor, necessita de rompimentos de certos vínculos de amizade impactando nas questões sociais, ou então em despendimento de mais recursos financeiros e talvez você também não tenha capacidade pra manter um certo custo, e aí o sistema nos engole e vamos sendo levado como o gado que ao tocar do berrante e nos limites do cercado, ficamos lá, ali, aqui, em todo lugar, parados.

-- Qual é melhor?? Orgânicos ou alimentos com agrotóxicos???
OS ORGÂNICOS É CLARO!! Você tem o alimento natural sem produtos químicos, seu corpo e saúde agradecem. São em alguns casos ligeiramente mais caros devidos aos cuidados e tempo de colheita sem aceleração, mas já temos diversos casos de equivalência de preço e até mesmo mais baratos, mas isso são em alguns casos. Vale a pena comprar orgânicos mesmo gastando a mais, é um investimento que você faz e economiza em remédios lá na frente.

--Comer carne ou não comer carne??? O que é melhor??
NÃO DEVEMOS COMER CARNE!!! Sim, devemos excluir esse hábito de nossas vidas por uma série de motivos. A desculpa da proteína é um exagero já que temos proteína em uma infinidade de alimentos, brócolis, champignon e etc... Agora em locais onde há uma escassez de alimento, onde há o frango caipira, a pesca sustentável, a criação livre para consumo, eu não consigo punir nem inventar moda pra um tipo de vida de determinado ser humano. Respeito a dificuldade de cada um visto que a cadeia alimentar existe. Só não precisa ser cruel com requinte de crueldade e se temos alternativa para não exercê-la, é melhor não fazermos, melhor não comermos carne.

-- Ser vegetariano ou vegano???? Vegetariano não come carne, mas come leite, ovos, e produtos derivados dos animais. Já o vegano não consome nada de origem animal. Esta é uma questão polêmica que não pode ser extremista justamente pelo fato das dificuldades em que cada ser humano se desenvolve em suas características. O fato é que no leite, existe diversas substancias introduzidas forçadamente pela industria do leite e as vacas ficam como escravas lá, ou seja, é uma prisão animal.

Mas se o fazendeiro que tem uma vaquinha solta que pega um pouco de leite com a mão sem requinte de crueldade ou escravidão? Eu não vejo problema. Por isso é que esses itens não podem ser extremistas e devem ser bem tolerados, pois afinal de contas, estamos evoluindo e não devemos menosprezar ou podar as pessoas que estão numa crescente evolutiva nessas questões.

Seria bom se só consumíssemos orgânicos, e não explorassemos os animais, mas temos problemas até mesmos maiores que esses, 1/3 de todo alimento produzido vai pro lixo e temos pessoas morrendo de fome no mundo. Acho que o importante é termos consciência desse todo e buscar o melhor disso tudo. Precisamos evoluir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário